X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

(15) 3363-8233

vendas@ellan.com.br

MENU DE NAVEGAÇÃO

A vantagem de portas com aletas inclinadas

A vantagem de portas com aletas inclinadas



O aumento continuo da base instalada de Data Centers tem consequências cada vez maiores no consumo de energia global. A constante busca por eficiência nos Data Centers passa por toda a instalação, partindo do local de instalação de um Data Center, passando pela constante melhora de eficiência dos servidores chegando a detalhes de instalação de qualquer tipo de equipamentos.

Sabemos que a refrigeração dos servidores é um fator representativo no consumo de energia, motivo pelo qual sempre está em voga. E neste quesito, os racks de acomodação dos servidores passam a ter influência, que pode ser significativa.

Entre as tendências mais recentes vemos até portas traseiras com sistemas de refrigeração a água. Mas uma forma simples e mais barata de reduzir o consumo de energia é a organização dos racks em tuneis de acondicionamento de ar frios ou quentes. Para tanto criam se fileiras de racks que são separadas por tetos e portas do ambiente comum com condução do ar frio para dentro desse túnel, de forma a que os servidores sempre tenham suprimento de ar refrigerado garantido, ou então com acondicionamento do ar aquecido pelos servidores na parte posterior dos racks de modo a conduzir este ar aquecido aos plenos de sucção do ar condicionado da sala.

Vários Data Centers mundo afora têm evidenciado na prática que com uma condução mais eficiente do ar que sai dos servidores para dentro do tuneis quentes consegue se redução na conta de energia em relação ao ar condicionado.

A razão não é difícil de ser entendida. Nas figuras abaixo vemos esquematicamente o que ocorre nos tuneis quentes. O fluxo de calor que passa pelos servidores nunca é constante, e sempre dependerá da demanda de processamento em cada servidor. Dessa forma o fluxo de ar sempre será uma consequência dessa variação, não tendo constância. Como resultado teremos um turbilhonamento na parte posterior dos servidores acondicionados em tuneis quentes. Este turbilhonamento é imprevisível, podendo gerar pontos de acúmulo de calor não controláveis. E dependendo de aonde colocamos nossos sensores de temperatura, provocaremos um aumento de refrigeração no ar condicionado. Para evitar estes problemas, uma forma simples é conduzir o ar aquecido para cima em direção ao pleno de sucção, evitando qualquer turbilhonamento.

Túnel quente sem portas com aletas inclinadas

Túnel quente com portas com aletas inclinadas

Portanto, ao utilizarmos portas com aletas inclinadas na parte posterior do rack podemos aumentar e eficiência do ar condicionado.

Interessante é observar que o aumento de eficiência é conseguido principalmente com a utilização destas portas com aletas inclinadas na parte traseira do rack. Em corredores frios sempre haverá uma pequena sobre pressão na frente dos racks, garantindo acesso ao ar frio para todos os servidores. O direcionamento do ar não se faz necessário na parte frontal do rack, sendo um custo desnecessário este tipo de portas na frente do rack.

A Ellan possui há muito tempo esta solução de portas com comprovação de eficiência em clientes tradicionais no mercado brasileiro. Para instalações novas é muito fácil adicionar estas portas ao rack em fase de aquisição. O problema surge em instalações existentes, aonde a troca de racks é complicada e difícil de ser executada, pois a troca dos racks pode implicar em muito mais custo do que a energia economizada, ou ser impossível por não poder se interromper o funcionamento dos servidores instalados.

Para estes casos a Ellan criou uma solução simples e eficiente. Uma moldura com aletas inclinadas que pode ser montada em qualquer porta ventilada existente. Esta moldura é aparafusada à porta existente, utilizando se os próprios furos de ventilação.

Desta forma conseguimos direcionar o ar de forma simples e eficiente aumentando a eficiência do ar condicionado. O único ponto a ser observado é o pequeno aumento da profundidade do rack. Se isto não for aceitável, a Ellan também possui um time especializado para serviços de troca de portas em racks existentes. Consulte nos para aumentarmos a eficiência do ar condicionado de seu Data Center.

Confinamento com abertura automática dos fechamentos através de sensores de temperatura
Confinamento com fechamentos fixos
Confinamento com várias alturas e larguras de Racks e também variação na largura do corredor

Nossos Clientes

Cliente: SKY
Cliente: PETROBRAS
Cliente: BANCO DO BRASIL
Cliente: REDE GLOBO
Cliente: EMBRAER
Cliente: MERCEDES BENZ
Cliente: SCANIA
Cliente: ALSTOM
Cliente: INFRAERO
Cliente: MAXIHOST
Cliente: EMBRATEL
Cliente: SBT
Cliente: JOHN DEERE
Cliente: PHILIPS
Cliente: FORD

Canais de Atendimento

Atendimento Fábrica:

Faça cotações sobre produtos de forma rápida. Esse é nosso melhor canal!

E-mail para vendas@ellan.com.br

Ligue para (15) 3363-8233

Atendimento Representantes:

Agende agora mesmo uma visita de nossos representantes, estamos prontos para lhe atender!

Para Acessar Clique Aqui

Atendimento Site:

Tire todas suas dúvidas com nossos especialistas através de nosso chat online!

Para Acessar Clique Aqui

Outros Produtos

RACK PARA SERVIDOR
RACK PARA SERVIDOR

Saiba Mais
RÉGUA DE TOMADA
RÉGUA DE TOMADAS

Saiba Mais
SUPORTE PARA MONITOR
SUPORTE PARA MONITOR

Saiba Mais
MÓVEIS PARA LABORATÓRIO
MÓVEIS PARA LABORATÓRIO

Saiba Mais